Sobre

Plataforma de Economia Ilícita é um repositório digital de dados e informações sobre a presença e o funcionamento dos mercados ilícitos no Brasil e sobre modelos de controle desse complexo fenômeno pelo mundo. Faz parte do projeto “Censo de Mercados Ilícitos – Plataforma de dados espaciais sobre comércio ilícito, crimes relacionados e dados socioeconômicos para a formulação e avaliação de políticas públicas na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina”, financiado pelo Philip Morris International IMPACT, uma iniciativa global para apoiar projetos dedicados ao combate ao comércio ilegal e crimes relacionados.

Economia ilícita e vitimização são fenômenos conectados.

O lucro gerado pelos mercados ilícitos, produz renda e riqueza para os criminosos, ao mesmo tempo em que produz sofrimento e prejuízo as pessoas, empresas e ao meio ambiente, vítimas de crimes violentos que atentam contra a vida e provocam perda de patrimônio conquistado por trabalho digno.

A economia ilícita, gera também uma espécie de vitimização “sem rosto”, através das    consequências sociais e econômicas, como o incentivo a corrupção, a contaminação do meio ambiente e a perda de competividade dos países, por elevadas perdas e risco, que contribui para o aumento de preços e desemprego.

 O baixo custo do crime, personificado na impunidade, combinado a possibilidade de altas margens de lucro formam uma poderosa estrutura de incentivo que atrai criminosos de todos os níveis, que aderem as redes criminais que operam os mercados ilícitos e tornam a economia ilícita no país, cada vez mais forte e complexa.

Nosso objetivo é construir uma agenda nacional para conter e controlar a economia ilícita no Brasil e a vitimização consequente.

Através da difusão do conhecimento técnico-científico para informar diretamente a sociedade e orientar políticas públicas e estratégias privadas nesta complexa tarefa.